Com os olhos voltados para exigência da licitação da ANTT, que exige monitoramento em tempo real, empresa anuncia rastreamento dos ônibus e Centro de Controle de Operações.
Com informações de Adamo Bazani, do Blog Ponto de Ônibus
Ainda em fase de teste inicial, instalado em 140 dos quase mil ônibus que a empresa possui, o sistema permitirá que o centro de operações monitore informações como a localização e velocidade dos veículos, além de outros dados operacionais que irão ajudar no planejamento e execução dos horários das linhas atendidas.
A princípio o novo sistema estará presente nos ônibus que realizam trajetos menores, como as linhas que partindo de São Paulo atendem o Litoral Sul e Sorocaba.
Viação Cometa anunciou que pretende estender a cobertura do serviço para um número maior de ônibus, incluindo aqueles que atendem linhas interestaduais, como a que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Embora já presente em larga escala nos ônibus urbanos de várias capitais e cidades brasileiras, a utilização deste tipo de tecnologia em ônibus rodoviários ainda é bastante reduzida.
A tendência é que haja uma ampliação do uso com base nas exigências de monitoramento eletrônico em tempo real previstas no edital da licitação das linhas interestaduais proposta pela ANTT.
Ônibus da Viação Cometa: frota passará a ser monitorada em tempo real.
Ônibus da Viação Cometa: frota passará a ser monitorada em tempo real.