sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Empresas do setor de ônibus recebem prêmios de mercado e meio ambiente


Marcopolo no Brasil foi reconhecia por seu processo de internacionalização pela Apex. Já Volvo e Arriva recebem premiação por melhoria nos transportes em Londres.
As empresas relacionadas ao setor de transportes de passageiros, sejam operadoras ou fabricantes, têm cada vez mais se modernizado e correspondido às diversas necessidades atuais, como preservação do meio ambiente, práticas sociais, promoção do desenvolvimento econômico, entre outros pontos.
E isso tem se refletido na participação maior destas empresas em premiações, algumas de destaque internacional, que antes não tinham a presença do setor de transportes.
Recentemente, três companhias receberam prêmios distintos, mas que mostram a evolução do setor em diferentes áreas.
A Marcopolo conseguiu o reconhecimento da Apex – Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e a Volvo e a operadora Arriva foram contempladas pelo Prêmio Verde (Green Award) e Operador de Excelência RouteONE.
No caso da brasileira Marcopolo, a conquista do Prêmio da Apex-Brasil 2012 foi pelo processo de internacionalização da marca, o que fortalece a balança comercial e destaca a imagem da indústria brasileira no exterior, ainda mais num setor que movimenta produtos de bom valor agregado, como o de fabricação de carrocerias de ônibus, ramo da Marcopolo.
A categoria vencida pela Marcopolo foi “Internacionalização como Estratégia para Desenvolvimento da Competitividade”.
Os processos adotados pela Marcopolo para ampliar a internacionalização da marca e dos produtos foram levados em consideração.
Estes processos resultaram em aumento das exportações, investimentos nas plantas do Brasil e do exterior e o crescimento contínuo da empresa.
Aliás, no ano de 2012, cuja movimentação da indústria de ônibus foi enfraquecida por conta da entrada de uma nova tecnologia de redução de poluição que deixou os veículos mais caros, o mercado externo tem sido importante para a Marcopolo sentir menos a retração interna.
De uma maneira geral, por conta da crise na Europa e nos Estados Unidos, a economia mundial está em alerta e desaquecida. Mesmo assim, a Marcopolo afirma que decidiu manter os investimentos globais.
A Marcopolo possui em todo o mundo 18 mil funcionários diretos. É hoje considerada uma multinacional brasileira. Além das três plantas no Brasil, duas em Caxias do Sul – RS e uma em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro (Ciferal), possui unidades em oito países: quatro na Austrália, duas na Índia e uma na Argentina, Colômbia, México, África do Sul, Egito e China.
A Apex – Brasil, órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tem o objetivo de estimular as empresas nacionais no mercado externo e orientar os investimentos. O prêmio da Apex está em sua quarta edição. Foi criado em 2006 e é realizado de dois em dois anos, usando como base os dados da Secretaria de Comércio Exterior. O objetivo é reconhecer as empresas que atraíram investimentos estrangeiros diretos e criaram condições para o desenvolvimento e ampliação das marcas nacionais nos outros países.
Ônibus da Marcopolo. Empresa ganhou prêmio da Apex pelo seu processo de internacionalização que contribui para a balança comercial e promoção da imagem da indústria brasileira no exterior. Foto: Adamo Bazani
Ônibus da Marcopolo. Empresa ganhou prêmio da Apex pelo seu processo de internacionalização que contribui para a balança comercial e promoção da imagem da indústria brasileira no exterior. Foto: Adamo Bazani

MEIO AMBIENTE

Já em relação ao meio ambiente, as empresas Volvo e Arriva ganharam em conjunto prêmios de reconhecimento a ações de respeito à natureza. Tratam-se do Prêmio Verde (Green Award) e Operador de Excelência da routeONE, em Londres.
As empresas foram premiadas por conta dos ônibus elétricos-híbridos de dois andares que atendem a capital inglesa.
A entrega ocorreu na ExpoBus, em Birmingham, feira de transportes realizada no Reino Unido.
Foram encomendados pela operadora local de transportes 202 ônibus híbridos da Volvo. Deste total, 162 foram apenas neste ano.
Desde 2009, a montadora fornece ônibus híbridos para Londres. Na época, foram colocados inicialmente seis veículos modelo B5LH em testes.
Ônibus elétricos híbridos possuem dois motores cada. Um é a combustão e outro elétrico. De maneira geral, a principal função do motor a combustão é gerar energia para o elétrico, responsável pela maior parte movimentação dos ônibus.
O prêmio Operador de Excelência da RouteONE é destinado a empresas de transportes de pessoas no Reino Unido, nos setores de ônibus de turismo, urbana e micro-ônibus. O Prêmio Verde reconhece as iniciativas ambientais tomadas por um operador trabalhando em parceria com os fornecedores desta indústria.
Ônibus de dois andares elétrico híbrido feito pela Volvo e operado pela Arriva, na Inglaterra.  Ganhos ambientais do uso do veículo em Londres foram reconhecidos pelo Prêmio Verde, Operador de Excelência routeONE. Divulgação.
Ônibus de dois andares elétrico híbrido feito pela Volvo e operado pela Arriva, na Inglaterra. Ganhos ambientais do uso do veículo em Londres foram reconhecidos pelo Prêmio Verde, Operador de Excelência routeONE. Divulgação.

PREMIAÇÕES SÃO IMPORTANTES

Por muito tempo não levado em consideração pelo mundo corporativo, as empresas da cadeia de transportes de passageiros têm deixado o comodismo e estão cada vez mais presentes nas premiações de diversos temas.
As premiações são importantes pois se tornam estímulos para as empresas e exemplos de casos que podem ser usados ou aperfeiçoados pelas demais companhias do setor, criando uma concorrência positiva.
No entanto, a empresa precisa se desenvolver para aumentar sua participação, lucratividade e trazer ganhos para a comunidade e meio ambiente e não apenas para ganhar premiações.
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

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