Pelo menos dois dos 12 corredores de ônibus previstos pela Prefeitura de São Bernardo do Campo terão sistemas óticos de alinhamento dos veículos às guias
ADAMO BAZANI – CBN
Sistema muito usado nos principais corredores de ônibus do mundo deve estar presente em pelo menos dois dos doze espaços previstos para ficarem prontos a partir de 2013, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
O secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, anunciou que os corredores Alvarenga e João Firmino vão ter em alguns trechos sistemas óticos para alinharem os veículos às guias.
Os ônibus serão alinhados automaticamente por sensores na pista, nas guias e nos veículos, independentemente da ação do motorista, que neste momento apenas faz o veículo parar ou andar. A direção fica por conta do sistema.
Nos demais trechos sem o sistema óptico, a condução será convencional.
Apesar de os custos serem considerados altos, na visão do secretário valem a pena por melhorarem o atendimento, reduzirem os riscos de acidente e aumentarem a velocidade comercial dos serviços de ônibus.
O sistema também poupa espaço urbano. Os corredores podem ser mais estreitos nos trechos, com menos área de segurança, pelos riscos de falhas serem menores em comparação à condução convencional.
Uma das indicações das guias é para ônibus de grande porte,como articulados e biarticulados, cujas habilidades dos motoristas devem ser maiores.
O intuito de São Bernardo do Campo é modernizar os transportes municipais por ônibus, com faixas exclusivas, e corredores BRT – Bus Rapid Transit, com estações que permitem embarque no mesmo nível do assoalho do ônibus, proteção para o passageiro do clima, pagamento da tarifa antes do embarque no veículo e sistemas com painéis eletrônicos de informação, com dados sobre as linhas, horários, itinerários e previsão de quanto os ônibus vão demorar para chegarem às estações, isso devido ao sistema de GPS e monitoramento de frota.
O secretário Oscar Silveira Campos esteve na França para verificar o funcionamento do sistema, que já existe no Brasil.
Ele não descarta que outros corredores, além do Alvarenga e João Firmino, contem com a tecnologia. Mas isso vai depender de estudos de viabilidade econômica e técnica.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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