sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Horários de ônibus a mais para atender foliões durante o Carnaval

Para São João da Barra coletivos vão rodar a noite toda de hora em hora
 Mauro de Souza/Vagner Basílio

Para São João da Barra coletivos vão rodar a noite toda de hora em hora

Nos períodos de festa é grande o movimento nas rodoviárias de Campos, e no Carnaval não será diferente. Para atender a demanda, novos horários foram colocados para que os foliões possam chegar aos locais desejados.
Um dos destinos mais escolhidos na região é São João da Barra, que além das atrações e shows em Grussaí e Atafona, na sede do município acontece o tradicional desfile de escolas e blocos. Além disso, o Carnaval sanjoanense é considerado o melhor do interior do Estado.
Segundo o chefe de transporte da empresa Campos Tur, José Carlos Rocha, a quantidade de coletivos vai aumentar durante a noite e a madrugada.
“Nos dias normais nós operamos com 14 carros, mas durante as sextas, sábados e domingos do verão a quantidade de ônibus que vão para Grussaí é três vezes maior. Para o Carnaval nós vamos colocar carros de hora em hora de Campos para São João da Barra, a partir das 23 até às 3h30. Já para a volta de São João da Barra para cá, os coletivos também sairão de hora em hora até às 5h30. Também vamos atuar com um circular que vai atender desde o público que está na Lagoa, passando por Grussaí, Atafona até chegar à sede”, disse.
O valor da passagem para o litoral sanjoanense aumentou de R$ 9,50 para R$ 10 e o reajuste começou a valer desde o início deste mês.
“Esse aumento é determinado pelo Governo Estadual e é anual. É o reajuste das tarifas intermunicipais e já está em vigor desde o início de janeiro, nós que prolongamos e começamos a operar agora”, explicou.
FAROL
De acordo com a Empresa Municipal de Transportes (Emut) para o litoral campista, está mantido o mesmo itinerário de ônibus que já estava atendendo a população durante o verão.
Seis ônibus vão ser utilizados no trajeto em dias de maior movimentação na praia, além dos horários que já existem. Além disso, as empresas ficam obrigadas a garantir o transporte dos passageiros até duas horas após o término dos shows programados para o Farol.
“Como normalmente esses eventos terminam na madrugada, como a portaria se estende por mais duas horas e o primeiro horário previsto é 4h30, a medida vai garantir a circulação de ônibus durante todo o período da madrugada”, garantiu o presidente da Emut, Álvaro Oliveira.
O setor de fiscalização da Emut vai orientar os fiscais que trabalham na rodoviária do Farol de São Thomé a incentivar os passageiros a fazerem o deslocamento em pé, já que a maior parte deles abre mão da viagem em algumas ocasiões, preferindo aguardar um novo coletivo, onde possam viajar sentados. Por determinação de lei, os ônibus que fazem o trajeto do Farol para Campos ou vice-versa, podem transportar até 44 passageiros sentados e 36 em pé.
“Vamos orientar os fiscais a facilitar o transporte desses passageiros que preferem a viagem mais rápida, mesmo abrindo mão de um conforto maior, como forma de agilizar a viagem”, afirmou.
O transporte alternativo, também vai ter horário extra. Uma portaria, publicada no Diário Oficial do município no início de janeiro, determina que as vans também passem a adotar o horário estendido de duas horas após os eventos para a circulação entre Farol e Campos, o que vai aumentar ainda mais o número de vagas oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário