sábado, 22 de junho de 2013

A história da carroceria Urbanus e de suas outras versões

Enquanto os ônibus urbanos da concorrência já ganhavam espaço no mercado nacional, a Nielson (nome da Busscar na época) fabricava apenas o modelo rodoviário Diplomata, este já trazendo bons resultados de vendas para a empresa. Foi assim que, em 1987, surgiu a primeira carroceria urbana fabricada pela Nielson. O nome já dizia tudo - Urbanus. Em 1989, com a mudança da empresa para o nome atual, Busscar, a carroceria sofre algumas alterações, como nos para-choques, que passaram a conter grades, e nos faróis, lanternas e no pisca. Mesmo assim as alterações foram pequenas, e mesmo com a nova Busscar, peças da Nielson ainda estavam presentes no ônibus. Em 1994 o Urbanus passou por sua segunda reestilização, diferenciada da última por seus novos cantos arredondados e as novas grades frontais. Foi nesta época que o Urbanus ganhou sucesso nos consórcios de ônibus do Brasil. No ano da morte de Harold Nielson, em 1998, o modelo foi substituído pelo Urbanuss, e sua produção foi cancelada.
Nielson Urbanus



Busscar Urbanus




Busscar Urbanus II



Busscar Urbanus SS




Busscar Urbanuss



Busscar Urbanuss Articulado


Busscar Urbanuss Low Entry


Busscar Urbanuss Low Floor Articulado



Busscar Urbanuss 2010



Busscar Urbanuss 2010 Articulado




Busscar Interbus (versão intercity do Busscar Urbanus)





Busscar Interbuss (não fez muito sucesso do que o seu antecessor...)





Busscar Inter Urbanuss (versão intercity do Busscar Urbanuss)



Busscar Urbanuss Pluss

Urbanuss Pluss era, inicialmente, um modelo de carroceria urbana da Busscar. Foi lançado em 1999 junto ao Busscar Urbanuss, e foi inspirado nele mesmo.
Há sua versão urbana, articulada, biarticulada, LE, LF e Midibus.

Em 2009 o Urbanuss Pluss foi reestilizado, inspirado no Urbanuss Ecoss II. Seus faróis dianteiros são distribuídos em uma diagonal mais vertical, e seus faróis traseiros são semelhantes aos faróis traseiros do Urbanuss Ecoss II.Mas, em 2002, foi lançado o primeiro ônibus de turismo no Brasil. É o Urbanuss Pluss Tour. Atualmente também faz parte da frota da CVC, rede brasileira de turismo.
Assim como o Urbanuss, já tinha um design "ultrapassado".
É encarroçado em chassis Mercedes-Benz OF-1417, OF-1418, OF-1721, OF-1722M; Volksbus 15.180 OD, 15.190 EOD, 16.210 CO, 17.210 OD, 17.230EOD e 17.260 EOT; Scania K270, F94, L94; Volvo B7R; Eletra Trólebus (Metra) e HVR Trólebus (Metra, Himalaia Transportes). Em Articulados foi encarroçado sobre: Mercedes-Benz O-500MA; Scania K310( Versão Piso Normal, 6x2); Volvo B10M e B12M.
Busscar Urbanuss Pluss

Busscar Urbanuss Pluss Articulado


Busscar Urbanuss Pluss Biarticulado


Busscar Urbanuss Pluss LE (Low-Entry)


Busscar Urbanuss Pluss LF (Low-Floor)


Busscar Urbanuss Pluss Micrão


Busscar Urbanuss Pluss Tour (versão DD do Busscar Urbanuss Pluss)




Busscar Interbuss Pluss (versão intercity do Busscar Urbanuss Pluss)



Busscar Urbanuss Pluss II


Busscar Urbanuss Pluss LE (Low Entry)


Busscar Urbanuss Ecoss


Busscar Urbanuss Ecoss II
























Reações:

0 comentários:

Postar um comentário