quarta-feira, 10 de julho de 2013

TRANSPÚBLICO 2013: Iveco vai produzir Eurorider em Sete Lagoas

Veículo é a estréia da marca no segmento de motores traseiros para o segmento de ônibus pesados rodoviários. Eurorider tem PBT de 19 toneladas e 380 cavalos de potência.
ADAMO BAZANI – CBN
Ônibus Mosqueteiro do Corinthians marca a estréia da Iveco no segmento de rodoviários de 19 toneladas e do motor FPT Cursor 10. Foto: Aguinaldo Pedro - Ofício da Imagem
Ônibus Mosqueteiro do Corinthians marca a estréia da Iveco no segmento de rodoviários de 19 toneladas e do motor FPT Cursor 10. Foto: Aguinaldo Pedro – Ofício da Imagem
Após anunciar sua entrada no mercado de ônibus com motores dianteiros de 17 toneladas no ano passado, que representa mais de 40% de todos os veículos de transportes coletivos fabricados no País, a Ivecoconfirmou hoje sua estréia em outro segmento do qual não participava no Brasil e que tem perspectivas de crescer: o de veículos rodoviários com motor traseiro.
O modelo Eurorider passa a ser fabricado na unidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Ainda não há uma data oficial para a produção em escala, mas segundo os executivos da Iveco, o momento é de não perder tempo pelo que representa o segmento de ônibus rodoviários e pelo crescimento esperado para o setor.
O Eurorider se destina a um mercado de ônibus que hoje representa cerca de 11% dos modelos vendidos no Brasil em 2012 e que, segundo a Anfavea, ficou em torno de 4.000 unidades no ano passado. Porém, estimamos que, até 2018, este market share de ônibus rodoviários chegará a 16% do total vendido. Esse aumento será movido pela expectativa de maior demanda no setor de turismo no Brasil, em virtude dos grandes eventos esportivos e de seu legado econômico”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Iveco Latin America, na feira sobre mobilidade e produtos de transpores, Transpúblico, realizada no Transmerica.
Algumas unidades já estão em testes, como o ônibus que irá transportar o time do Corinthians. A unidade foi apresentada nesta quinta-feira, dia 04 de julho, durante a feira. O veículo também traz outra inovação no mercado, recebendo carroceria Neobus New Road N 10.
O Eurorider é destinado para o segmento de 19 toneladas e possui 380 cavalos de potência.
Com entrega das chaves de modelo para o time do Corinthians, Iveco anuncia produção do modelo Eurorider, para aplicações rodoviárias, em Sete Lagoas/MG. Foto: Foto: Aguinaldo Pedro - Ofício da Imagem
Com entrega das chaves de modelo para o time do Corinthians, Iveco anuncia produção do modelo Eurorider, para aplicações rodoviárias, em Sete Lagoas/MG. Foto: Foto: Aguinaldo Pedro – Ofício da Imagem
Num momento posterior, segundo a fabricante, a intenção é destinar também o chassi para o segmento de ônibus urbanos de alta capacidade, como ônibus articulados e padron para corredores e sistemas BRT – Bus Rapid Transit.
Se a demanda de mercado for alta na América Latina, a estimativa também é de produção na unidade de Córdoba, na Argentina.
O Eurorider vai atender às seguintes características: 4×2 (PBT de 19 t) e 6×2 (PBT de 25 t) com chassi tipo bogie, ambas com dois ou três eixos. O chassi poderá receber encarroçamentos de uso para Fretamento e Rodoviário de 12m e 13,2m (na tração 3×2), e de até 14m (na tração 6×2).
O motor do Eurorider que equipa o ônibus Mosqueteiro é inédito no mercado brasileiro: FPT Cursor 10. Ele possui 6 cilindros em linha e possui 380 cavalos de potência e um torque de 1.600 Nm a 1.000 rpm. Na Europa, este mesmo motor está presente na linha de ônibus de alto padrão Iveco Irisbus Magelys, voltada ao transporte rodoviário. A transmissão que equipa o ônibus é a mecânica ZF de 6 marchas.
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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