O modelo Torino, da Marcopolo, é produzido na unidade Ciferal, no Rio de Janeiro. A Ciferal, tradicional encarroçadora do Rio, fundada em 1955, foi assumida pela Marcopolo em 1999. A planta tem hoje capacidade para a produção anual de 7 mil e 500 unidades e emprega 2 mil 600 funcionários.
De acordo com o diretor da Marcopolo/Ciferal, Alberto Calcagnotto, ainda neste ano, os articulados e biarticulados que eram feitos somente na unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, também passarão a ser feitos no Rio de Janeiro.
Com isso, a empresa se prepara para a maior demanda por estes veículos, prevista com a conclusão das obras de mobilidade que contam com corredores exclusivos para ônibus, e também amplia a capacidade de produção de rodoviários no Rio Grande do Sul, cujas vendas também devem crescer com a licitação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – e fortalecimento do setor de turismo. Isso sem contra com a renovação de frota que não foi realizada ainda por causa do receio dos empresários na transição de tecnologias de restrição à emissão de poluentes entre 2011 e 2012.
Texto: Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Fonte: Ônibus Brasil
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