Ônibus no Rio de Janeiro agora são fiscalizados por GPS
Sistema começou a operar nesta segunda-feira, e multas podem ser aplicadas na Central de Monitoramento
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, dia 02 de setembro, os 8 mil 800 ônibus das cerca de 800 linhas de ônibus municipais do Rio de Janeiro começam a ser fiscalizados por uma Central de Monitoramento com uso do sistema de GPS.
Cumprimento de horários e itinerários, atrasos e até ocorrências de quebras e acidentes estão agora sob os olhos dos operadores da central, que podem aplicar multas ao identificarem os problemas, que são destacados por sinais e gráficos.
As multas, no entanto, só começam a valer em cerca de 60 dias.
Até agora, 30% dos ônibus já possuem os equipamentos de GPS, que transmitem informações em tempo real à central de monitoramento.
Futuramente, os dados de localização dos ônibus serão disponibilizados à população por aplicativos. Sabendo onde o ônibus está, o passageiro pode se programar melhor antes de pegar a condução.
A prefeitura também deve instalar telões nos pontos das faixas de BRS – Bus Rapid Service, com informações em tempo real sobre linhas e horários.
O projeto, no entanto, pode ser descartado se houver vandalismo e roubo nos locais onde forem colocados experimentalmente os telões.
A prefeitura anunciou que ainda neste ano quer instalar mais faixas e paradas do sistema BRS no Rio de Janeiro.
Sistema começou a operar nesta segunda-feira, e multas podem ser aplicadas na Central de Monitoramento
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, dia 02 de setembro, os 8 mil 800 ônibus das cerca de 800 linhas de ônibus municipais do Rio de Janeiro começam a ser fiscalizados por uma Central de Monitoramento com uso do sistema de GPS.
Cumprimento de horários e itinerários, atrasos e até ocorrências de quebras e acidentes estão agora sob os olhos dos operadores da central, que podem aplicar multas ao identificarem os problemas, que são destacados por sinais e gráficos.
As multas, no entanto, só começam a valer em cerca de 60 dias.
Até agora, 30% dos ônibus já possuem os equipamentos de GPS, que transmitem informações em tempo real à central de monitoramento.
Futuramente, os dados de localização dos ônibus serão disponibilizados à população por aplicativos. Sabendo onde o ônibus está, o passageiro pode se programar melhor antes de pegar a condução.
A prefeitura também deve instalar telões nos pontos das faixas de BRS – Bus Rapid Service, com informações em tempo real sobre linhas e horários.
O projeto, no entanto, pode ser descartado se houver vandalismo e roubo nos locais onde forem colocados experimentalmente os telões.
A prefeitura anunciou que ainda neste ano quer instalar mais faixas e paradas do sistema BRS no Rio de Janeiro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
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