terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Linha internacional de ônibus entre Macapá e Caiena pode começar a operar ainda neste ano

ANTT deve autorizar a circulação dos ônibus entre as duas nações depois de inspeção da aduana provisória na ponte binacional sobre o rio Oiapoque.
ADAMO BAZANI – CBN - Com informações da TV Amapá – filiada da Rede Globo
Obras da Ponte Binacional Brasil-França atrasaram. Com aprovação de alfândega provisória no local, ANTT diz que deve ser inaugurada uma linha de ônibus entre Macapá, no Amapá, e Caiena, na Guiana Francesa.






Obras da Ponte Binacional Brasil-França atrasaram. Com aprovação de alfândega provisória no local, ANTT diz que deve ser inaugurada uma linha de ônibus entre Macapá, no Amapá, e Caiena, na Guiana Francesa.
A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres deve autorizar ainda neste ano o início das operações de uma linha rodoviária de ônibus internacional entre Macapá, no Amapá, e Caiena, na Guiana Francesa.
A linha vai depender do resultado de uma fiscalização da ANTT, que deve ocorrer no próximo dia 17 de fevereiro, na aduana provisória construída na ponte sobre o Rio Oiapoque, que fica a 590 quilômetros de Macapá.
A alfândega está pronta desde dezembro do ano passado e a ponte desde 2011. O atraso na conclusão da estrutura alfandegária também fez com que a inauguração da ponte ficasse para este ano – a previsão inicial era dezembro. A fiscalização vai determinar se a ponte pode ser liberada para o tráfego de veículos.
A informação sobre a linha de ônibus internacional também foi confirmada pela Setrap – Secretaria de Estado de Transportes do Amapá.
A empresa de ônibus ainda será definida e a ANTT deve chamar possíveis interessados. A Agência deve “baixar” uma resolução autorizando o transporte internacional na ponte. A companhia de ônibus, no entanto, deve ser brasileira.
A aduana a ser vistoriada é provisória e a liberação do tráfego de veículos vai depender do ritmo das obras da estrutura alfandegária definitiva.
A aduana deve ficar pronta em novembro deste ano. Com custo de R$ 13,6 milhões, estimado pelo Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, a estrutura deve ter postos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Polícia Rodoviária Estadual do Amapá, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, do Ibama – Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Receita do Estado do Amapá.
De acordo com o Dnit, o atraso na obra se deu porque o departamento tinha feito duas tentativas de contratação de empresas para realizarem o serviço, mas não houve interessados.
A ligação rodoviária faz parte de um acordo firmado em 2009 entre o Brasil e a França, que prevê a liberação do tráfego de veículos após a conclusão da aduana permanente.
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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