sábado, 16 de agosto de 2014

Marcopolo lança selo comemorativo pelos 65 anos

Fabricante de carrocerias de ônibus tem operações em 12 países e possui mais de 20 mil funcionários. Veículos circulam em 100 países.
Selo comemorativo de 65 anos da Marcopolo. Empresa começou fazendo ônibus de madeira e hoje é multinacional brasileira com veículos que circulam em 100 países. Reprodução
Selo comemorativo de 65 anos da Marcopolo. Empresa começou fazendo ônibus de madeira e hoje é multinacional brasileira com veículos que circulam em 100 países. Reprodução
A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo junto com os Correios lançou neste dia 12 de agosto de 2014 um selo comemorativo pelos 65 anos da empresa.
A companhia foi fundada em Caxias do Sul, no dia 6 agosto de 1949, pelos irmãos Nicola – Dorval Nicola, Nelson Nicola, João Nicola e Doracy Luiz Nicola – e levava o nome da família: Carrocerias Nicola. Em 1951, entra para a sociedade Paulo Belini, presente até hoje na empresa.
Em 1968, já não havia nenhum Nicola na empresa e, aproveitando o sucesso de um modelo lançado em 1970, Marcopolo, a empresa foi batizada com o nome do ônibus.
A figura de Belini foi fundamental para que o negócio continuasse mesmo depois da sápida dos irmãos Nicola e se modernizasse, mostrando que o setor de transportes, por estar relacionado diretamente ao dia a dia das pessoas, é dinâmico e acompanha as transformações da economia, política e sociedade.
Hoje, a Marcopolo é uma multinacional brasileira, com operações em 12 países África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia. São mais de 20 mil funcionários em todo o mundo.
Segundo nota da Marcopolo, há parcerias com fabricantes locais de outros países. “Na China, a companhia opera uma fábrica de peças e componentes para carrocerias de ônibus. Possui também joint ventures com a Tata Motors, na Índia, desde 2007; com a GB AUTO, no Egito, desde 2008, e na Rússia, desde 2011, com o Grupo OJSC KAMAZ, além de 75% de participação na Volgren Australia Pty. Limited, líder dSoo mercado australiano de ônibus, e 19,99% na New Flyer, maior fabricante norte-americano de ônibus urbanos e com plantas nos Estados Unidos e no Canadá.”
Na mesma nota, o gerente de Estratégia e Marketing da Marcopolo, Walter Cruz, explica que os selos comemorativos em homenagem à história dos transportes e da empresa já são tradição há 40 anos na companhia.
“Desde a comemoração dos 25 anos, uma das ações da empresa é a criação e o lançamento do selo comemorativo. Vamos usá-lo em todas as correspondências até o fim de 2014”, explica o executivo.
O selo deste ano tem como destaque a logomarca da empresa com o sol estilizado.
Atualmente são mais de cem países com veículos da Marcopolo e da Volare (unidade de veículos leves de transporte coletivo da companhia) entre miniônibus, micro-ônibus, ônibus convencionais urbanos e rodoviários, ônibus articulados, ônibus biarticulados, ônibus rodoviários de dois andares e ônibus de dois andares para passeios turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário