domingo, 2 de setembro de 2012

Eletra lança ônibus híbrido com maior eficiência energética


Novo ônibus foi apresentado na oitava edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos e Componentes realizado em São Paulo.
Com informações de Adamo Bazani, do blog Ponto de Ônibus.
Os veículos baseados em tecnologias limpas já são uma realidade. Faltam estímulos públicos para promover a popularização deste novo potencial energético ante os obsoletos meios de transportes que ainda utilizam o petróleo como fonte de energia.
Na oitava edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos e Componentes foram apresentadas diversas soluções inovadoras para a mobilidade urbana. Com tecnologias que prometem não comprometer o meio ambiente, foram pensados veículos das mais diversas categorias, desde bicicletas elétricas a ônibus com articulações destinados à operação em corredores exclusivos.
Nos ônibus, o destaque ficou por conta da Eletra, conhecida pelos seus ônibus elétricos híbridos e trólebus, que expôs o seu ônibus que é usado desde o ano de 2012 na Usina Hidrelétrica de Itaipu. A carroceria é fabricada pela Mascarello e a tração fica por conta da combinação de um motor elétrico da Weg e outro motor a combustão produzido pela Mitsubishi.
Ônibus elétrico híbrido produzido pela Eletra em exposição no Salão Latino Americano de Veículos Elétricos e Componentes.
Ônibus elétrico híbrido produzido pela Eletra em exposição no Salão Latino Americano de Veículos Elétricos e Componentes.
Conhecida pela suas constantes inovações, a Eletra já antecipou que o modelo exposto já possui um sucessor, cujo lançamento está previsto para setembro. É o Híbrido BR, nome que remete ao nível total de nacionalização do ônibus, que virá com motor a combustão fabricado pela Mercedes-Benz do Brasil de acordo com a norma internacional Euro V.
O motor a diesel pode trabalhar com o diesel S50, que possui redução no número de partículas de enxofre, ou com o diesel de cana de açúcar.
Os avanços, porém, não ficam restritos ao novo motor Euro V. A tração elétrica também foi otimizada para melhor aproveitamento da energia. Em resumo, o veículo ganhará mais energia sem a necessidade de esforçar o motor a diesel.
A modernização do sistema de baterias se traduz em um maior aproveitamento energético, com redução das dimensões ocupadas pelo equipamento e menor peso quando comparado ao veículo ano 2010.
Os elétricos híbridos começaram a ser utilizados em 1999 no corredor ABD. Desde então os veículos já passaram por diversas atualizações que trouxeram mais espaço aos passageiros e melhor aproveitamento da energia.
Os elétricos híbridos começaram a ser utilizados em 1999 no corredor ABD. Desde então os veículos já passaram por diversas atualizações que trouxeram mais espaço aos passageiros e melhor aproveitamento da energia.

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