segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ônibus elétrico híbrido vai fazer percurso gratuito no Butantan


Veículo é movido a diesel e eletricidade e tem vida útil três vezes maior que um ônibus convencional.
ADAMO BAZANI – CBN
Quem vai da Estação Butantan do Metrô até o Instituto Butantã pode contar nesta sexta-feira, 9 de novembro, e neste sábado dia 10 de novembro, com transporte gratuito por ônibus neste trajeto de três quilômetros. Mas não será um ônibus qualquer. Trata-se de um veículo elétrico híbrido desenvolvido em parceria ente a Mercedes Benz e a Eletra, empresa especializada em tecnologia de tração limpa.
Ônibus elétrico híbrido vai transportar gratuitamente funcionários e visitantes entre o Instituto Butantan e a estação de Metrô. Objetivo é aperfeiçoar modelo fabricado pela Mercedes Benz e Eletra. Foto: Divulgação
Ônibus elétrico híbrido vai transportar gratuitamente funcionários e visitantes entre o Instituto Butantan e a estação de Metrô. Objetivo é aperfeiçoar modelo fabricado pela Mercedes Benz e Eletra. Foto: Divulgação
As emissões de poluentes pode ser reduzida em até 90% e a o consumo de combustível pode ter uma economia de cerca de 40%.
São dois motores. Um diesel e outro elétrico. Como a Eletra optou pelo desenvolvimento da tecnologia híbrida em série ou seriada, o motor diesel não move o ônibus, como na tecnologia em paralelo, como ocorre com o híbrido da Volvo que circula em Curitiba. O motor diesel gera a energia ao motor elétrico que é responsável por toda a tração do ônibus.
O veículo sai da estação nestes dois dias às 10h, 10h30, 11h00 e 11h30 e sai do Instituto Butantan às 14h30, 15h, 15h30 e 16 horas. A expectativa é que o elétrico chinês transporte 3 mil pessoas nesta sexta-feira e sábado.
Outra vantagem além de não poluir, é que um ônibus elétrico, seja por baterias, híbrido ou trólebus (rede aérea), tem vida útil três vezes maior que um veículo convencional, chegando assim, portanto, a cerca de 30 anos sem desgastes excessivos e com boas condições de conforto e segurança, se aproximando inclusive da vida útil indicada para composições de trem e metrô.

SAIBA MAIS SOBRE O VEÍCULO

HíbridoBR

O HíbridoBR é fruto de uma parceria entre a Eletra e a Mercedes-Benz e foi lançado oficialmente durante a FetransRio, que aconteceu de 3 a 5 de outubro no Rio de Janeiro. Trata-se deu m ônibus que combina motor convencional e elétrico, para proporcionar conforto ao usuário, eficiência no transporte urbano e sustentabilidade ambiental.
Com projeto desenvolvido pela Eletra, o HíbridoBR é montado em chassi Mercedes O 500 U, tem 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados e 40em pé. Tem piso baixo e sistema de ajoelhamento que, por meio de controle eletrônico da suspensão, chega ao nível da calçada, facilitando o embarque do passageiro, e rampa para o acesso de cadeiras de rodas e deficientes. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo. O condutor trabalha com mais conforto, bem estar e tranquilidade.
Por definição, um veículo híbrido faz uso de duas fontes de energia para sua operação. O HíbridoBR combina o grupo motor-gerador Mercedes OM 924 LA de 4 cilindros movido a diesel ou a diesel de cana, que obedece ao padrão Euro5, com o motor elétrico, equipado por um conjunto de baterias. O funcionamento se dá pelo sistema em “série”, em que o grupo motor-gerador é acionado e se mantém no que é chamado de “ponto ideal” de rotação – a melhor condição de menor consumo e baixa emissão de poluentes. A partir de então a operação do veículo é feita pelo motor elétrico que conta com o conjunto de baterias instalado no veículo. O Híbrido BR tem carroceria Busscar, gerador trifásico WEG e baterias Moura.
O veículo não necessita de rede aérea para operar, gerando sua energia a bordo. Quando parado para entrada ou saída de passageiros, o conjunto motor-gerador carrega as baterias; quando na frenagem o motor elétrico vira um gerador e recarrega as baterias – frenagem regenerativa.
Adamo Bazanijornalista especializado em transportes
Texto Explicativo do Veículo: Assessoria de Imprensa

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