sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Ford T – modelo ônibus escolar – completa cem anos de história este ano

Ônibus foi desenvolvido sobre chassi de caminhão.
ADAMO BAZANI – CBN
Réplica do Ford T 1913, ônibus escolar que completou 100 anos. Na época, já se buscava transporte de alunos de forma segura. Foto: Divulgação.
Réplica do Ford T 1913, ônibus escolar que completou 100 anos. Na época, já se buscava transporte de alunos de forma segura. Foto: Divulgação.
O transporte escolar sempre foi uma das preocupações em todo o mundo por décadas.
Hoje o Brasil propaga o Programa Caminho da Escola para oferecer acesso à educação e segurança aos alunos.
Muitos deixam de estudar porque simplesmente não conseguem chegar à escola.
Apesar dos avanços do Programa Caminho da Escola, que colocou em áreas rurais e de difícil acesso milhares de ônibus com robustez e segurança para este tipo de transporte, ainda muitos alunos são levados em ônibus urbanos usados de sistemas municipais e metropolitanos ou até mesmo em caminhões.
A história do ônibus mostra que o transporte escolar é uma questão literalmente centenária.
Um dos primeiros ônibus escolares do mundo completou 100 anos.
Projetado e construído em 1913, o ônibus tinha o preço unitário de 100 dólares e permitiu transporte seguro a milhares de estudantes americanos. O transporte era para as escolas nas cidades e o custo por criança era de 12,5 centavos de dólares por aluno ao dia.
De acordo com a assessoria de imprensa; “O ônibus, desenvolvido pela Ford, foi construído sobre o chassi de caminhão do modelo T equipado com bancos de madeira. Na frente, pneus infláveis e na traseira, maciços. Depois, pela crescente demanda, veio a idéia de se acrescentar um reboque que passou a transportar os meninos enquanto as meninas ficavam dentro do ônibus”. Era quase um ônibus articulado , Com isso o motor teve de ficar mais potente, alcançando “impressionantes” 20 cv.
Ainda de acordo com informações da assessoria
Inicialmente, o principal mercado foi a Califórnia e a primeira empresa a se dedicar à nova carroceria foi a Patchett O Bus e Transporte, vendida, posteriormente, para a ARA Grupo de Transporte, que é agora propriedade da Laidlaw Education Services.
A reconstrução do primeiro ônibus escolar, com base no Ford T modelo caminhão, foi realizada por Barney Rademacher e David Coehlo, ambos funcionários da Companhia Patchett, em 1963, para o Jubileu de 75 anos da cidade de Newman, na Califórnia.
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário