sexta-feira, 19 de julho de 2013

Relógio de pulso para pagamento de passagens

Equipamento tem um chip igual ao usado nos cartões e bilhetes de transporte coletivo. Recife e Ribeirão Preto testam o relógio.
ADAMO BAZANI – CBN
Relógios podem ser usados para pagamento de passagens de ônibus. Os primeiros testes serão em Ribeirão Preto e Recife. Foto: Divulgação.
Relógios podem ser usados para pagamento de passagens de ônibus. Os primeiros testes serão em Ribeirão Preto e Recife. Foto: Divulgação.
Pagar a tarifa de ônibus sem o uso de cartões, bilhetes ou mesmo dinheiro.
A tecnologia caminha para que esse fato seja uma realidade em pouco tempo.
Em Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo, e em Recife, Pernambuco, serão realizados os primeiros testes para o pagamento de passagens de ônibus com o uso de um relógio.
O relógio Watch2pay possui dentro um chip que armazena os créditos das viagens, sendo lido pelos validadores das catracas.
Basta o passageiro aproximar o pulso do validador. Não precisa mexer em carteira ou ficar procurando bilhetes.
O relógio é distribuído na América Latina pela empresa de tecnologia Yellowgreen e a primeira parceria é com a Rede Ponto Certo, uma das companhias que realiza as recargas do Bilhete Único de São Paulo.
O equipamento foi desenvolvido pela empresa austríaca Laks, especializada em fabricar relógios inteligentes.
De acordo com a Rede Ponto Certo, “países, como Turquia, Inglaterra, Rússia e Polônia já adotaram o watch2pay como meio de pagamento. Nestes países, o relógio utiliza chips Mastercard PayPass, integrado com a função transporte”.
A Rede Ponto Certo pretende realizar testes em outras cidades. São Paulo está incluída nos planos.
Adamo Bazanijornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário