segunda-feira, 11 de julho de 2011

Inea autoriza adição de diesel de cana-de-açúcar em ônibus do Rio

                             Em caráter experimental de 30% de diesel de cana-de-açúcar em 30 ônibus urbanos num período de 14 meses
A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) Marilene Ramos, autorizou a Federação das empresas de transportes de passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) a promover a adição, em caráter experimental, de 30% de diesel de cana-de-açúcar no diesel convencional de 30 ônibus urbanos durante um período de 14 meses. O teste tem como objetivo avaliar a eficácia da mistura e seu efeito na redução de emissões de poluentes atmosféricos.

De acordo com a Fetranspor, os veículos vão começar a trafegar na área urbana do Rio a partir do dia 15 de julho e o teste será encerrado em setembro de 2012. Estima-se que serão utilizados 300 metros cúbicos de diesel de cana-de-açúcar durante este período. Marilene Ramos determinou, em atendimento ao parecer dos técnicos do instituto, que relatórios sejam encaminhados mensalmente ao Inea e que os veículos utilizados no teste tenham motor com fabricação posterior ao ano 2000. O Inea fará também a avaliação da qualidade do ar nas regiões percorridas pelos veículos de teste.

A utilização de diesel de cana-de-açúcar, de acordo com estudos de emissão realizados anteriormente, resulta em redução significativa nos teores de material particulado, óxidos de enxofre, monóxido de carbono e hidrocarbonetos. Com isso, o que se espera é a redução das emissões de fontes móveis, que, de acordo com o inventário da Região Metropolitana do Rio, respondem por 77% do total de emissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário