Empresa é uma das marcas mais conhecidas em todo o País e comemora seis décadas de operação relembrando pinturas e modelos que fizeram parte do desenvolvimento da companhia e de milhões de histórias transportadas ao longo do tempo.
ADAMO BAZANI – CBN
Povos com culturas, realidades e costumes diferentes interagindo de forma intensa, trocando experiências, conhecimentos, dificuldades e oportunidades. Foi assim que cresceu o Brasil, assumindo sua mundialmente característica acolhedora e de calor humano.
O desenvolvimento do País se deu de forma desigual, se concentrando, principalmente após os anos de 1950, com a intensificação da industrialização, nas regiões Sul e Sudeste. Assim, eram necessários pioneiros que vencessem as barreiras de um País ainda em crescimento e assumissem o desafio de proporcionar o direito de as pessoas cruzarem territórios e procurarem melhores condições de vida.
E um destes pioneiros foi o empreendedor Camilo Cola, fundador da Viação Itapemirim.
Depois de ter enfrentado a Segunda Guerra Mundial, onde esteve na Itália como integrante da Força Expedicionária Brasileira, Camilo Cola foi à batalha do desenvolvimento do País pelo ramo de transportes.
Em 1948, após ser transportador de cargas em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Camilo Cola se associou a comerciantes locais dando origem a ETA – Empresa de Transportes Autos, que com apenas um ônibus ligava os municípios de Castelo e Cachoeiro do Itapemirim. A ETA, que crescia junto com a elevação do número de passageiros, era o embrião da Viação Itapemirm, criada oficialmente em 4 de julho de 1953.
Agora, em 2013, para comemorar os 60 anos de operações que hoje atendem a cerca de 70% do território brasileiro, interligando 21 estados, a empresa decidiu relembrar alguns dos momentos especiais que consagraram a companhia como um dos nomes mais reconhecidos em todo o País, de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que concedeu o título de marca de alto renome em 2006 à empresa de Camilo Cola.
Neste sábado, dia 18 de maio de 2013, a Itapemirim promoveu em sua garagem no município de Guarulhos, na Grande São Paulo, um encontro especial entre funcionários, integrantes da diretoria e pesquisadores e apaixonados pelo setor de transportes.
“A Itapemirim nasceu de um sonho. Foi fruto de muitos desafios superados, fez parte do crescimento do País, uniu caminhos e direções e hoje é reconhecida por todos. Assim, para nós, é um orgulho resgatar parte de nossa história que é parte também da história do Brasil. E a grande lição que a Itapemirim nos dá é a seguinte: Basta acreditar e ir em frente” – disse Bianca Cola, gestora de marketing da Itapemirim.
Como parte das comemorações pelos 60 anos da empresa, ônibus modernos foram “adesivados” com pinturas antigas da companhia, cada uma representando uma fase da empresa e dos transportes brasileiros.
Até o momento são três pinturas relembradas em três veículos em operação, de épocas distintas:
- 1989, recordando a pintura adotada no modelo Scania K 112 CL, carroceria Tecnobus Tribus III, prefixo 20001. O modelo remete a uma época de prosperidade da empresa, que em 1980 conquistou o direito de operar a linha de ônibus considerada mais rentável do País até hoje, mesmo com o crescimento do setor aéreo: Rio – São Paulo.
A Tecnobus também foi um exemplo do empreendedorismo de Camilo Cola. A empresa pertencia a Itapemirim, que desde os anos de o início dos anos de 1980 produzia suas próprias carrocerias de ônibus.
Era Camilo Cola respondendo a uma necessidade do mercado que nem a indústria havia dado conta completamente: ônibus maiores, robustos e diferenciados para um trajeto que sempre foi marcado pela concorrência.
Na linha Rio – São Paulo, ela introduziu o conceito do Tribus, ônibus de três eixos.
Outras inovações fizeram parte da história da Itapemirim, como a presença da rodomoça nos veículos, de serviços diferenciados por categorias e do tacógrafo para controlar a dirigibilidade, item hoje obrigatório nos veículos comerciais de grande porte.
“A Itapemirim faz parte da história de muita gente e com essas ações não apenas homenageamos a empresa, mas de certa forma cada uma dos milhões de passageiros que usaram ou usam nossos ônibus” – disse Fernando Santos, gerente comercial da empresa.
E a receptividade dos usuários tem sido boa, de acordo com o supervisor de mercado da Itapemirim, Pedro Paulo Carvalho.
“As pessoas admiram o trabalho de adesivação dos ônibus, comentam com os motoristas, com o pessoal das rodoviárias e relembram parte de momentos importantes de suas vidas ao verem as pinturas que marcaram época. Desta forma também, agraciamos os admiradores de transportes, os busólogos. Muitos estranham o fato de pessoas gostarem de ônibus, algo que não é comum e até os próprios admiradores falam que é uma loucura. Não, não é loucura, é paixão. Isso é amor, e amor não se explica” – disse Pedro.
A aproximação da Itapemirim com os busólogos e o público em geral deve ser ainda mais ampliada. Quem explica é o assessor de comunicação da Itapemirim, Delamar Cruz.
“Os transportes são feitos para pessoas. E são os passageiros e os admiradores de transportes nossa razão de ser. Por isso, vamos ainda mais estreitar os vínculos com os clientes e os entusiastas. Eles têm ideias e uma visão que podem nos ajudar muito a melhorar os serviços” – explicou Delamar
Para os entusiastas e busólogos que estiveram presentes, uma oportunidade de descobrirem um pouco mais da história da companhia e contribuírem com ela, já que alguns fazem tamanha pesquisa sobre a empresa, que acabam ajudando a Itapemirim no resgate de sua memória.
“Posso dizer que a Itapemirm é sinônimo de Brasil. Ela trouxe tantas inovações que o setor de transportes deve muito a esta empresa. Assim como faz parte de minha vida, ela é presente no dia a dia de milhões de pessoas país afora” – disse o busólogo Leonardo Luigi Maffei, de 22 anos, que considerou este dia de sábado um dos mais marcantes em seu hobby.
E para passageiros, entusiastas dos transportes, pesquisadores e até mesmo para quem estuda a história do país, novidades estão por vir.
“Vocês verão uma Itapemirim que nunca viram antes. Estamos desenvolvendo uma plataforma on line para aproximar mais ainda as pessoas da empresa e para disponibilizar a história da Itapemirim que reflete momentos e ocasiões que mudaram os rumos do País. E a Itapemirim percorreu estes rumos” – adiantou a gestora de marketing, Bianca Cola.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Fonte: Onibus Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário