domingo, 16 de junho de 2013

Arquivo: Volvo B10M 4×2 (1988)

Nesta edição da seção Arquivo, um catálogo com a especificação técnica do chassi rodoviário Volvo B10M, datado do ano de 1988.
Volvo B10M foi apresentado no Brasil em dezembro de 1986 e foi produzido até 2003, com versões para equipar tanto carrocerias rodoviárias como urbanas.
Catálogo Volvo B10M do ano de 1988 com foto de um Nielson Diplomata 350.
Catálogo Volvo B10M do ano de 1988 com foto de um Nielson Diplomata 350. (Clique para ampliar)

Especificações técnicas no catálogo do Volvo B10M do ano de 1988.
Especificações técnicas no catálogo do Volvo B10M do ano de 1988. (clique para ampliar)
O B10M chegou como sucessor do Volvo B58, chassi que desde 1979 era produzido no Brasil. No entanto, a Volvo manteve a produção do B58 até o ano de 1998, mantendo-o como alternativa de menor preço de venda em relação ao mais moderno B10M.
Ao longo dos anos de produção, tanto o B58 como o B10M receberam diversas motorizações. A Volvo apresenta em seu site um documento de evolução do produto que permite identificar a motorização dos modelos ao longo dos anos. O Volvo B58 já foi equipado com os motores THD101GD (275 cv), THD101GC(285cv), THD101KB (285cv) e THD102KF (245cv). O B10M já contou com THD101KC (305-310cv), THD102KF(245cv), DH10A245 (245cv), DH10A285 (285cv) e DH10A340 (340cv).  Os motores DH10A contavam com oVolvo EDC – Eletronic Diesel Control, um sistema de controle eletrônico da injeção dos motores diesel.
volvo-evo-1volvo-evo-2volvo-evo-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário