Nesta edição da seção Arquivo, um catálogo com a especificação técnica do chassi rodoviário Volvo B10M, datado do ano de 1988.
O Volvo B10M foi apresentado no Brasil em dezembro de 1986 e foi produzido até 2003, com versões para equipar tanto carrocerias rodoviárias como urbanas.
O B10M chegou como sucessor do Volvo B58, chassi que desde 1979 era produzido no Brasil. No entanto, a Volvo manteve a produção do B58 até o ano de 1998, mantendo-o como alternativa de menor preço de venda em relação ao mais moderno B10M.
Ao longo dos anos de produção, tanto o B58 como o B10M receberam diversas motorizações. A Volvo apresenta em seu site um documento de evolução do produto que permite identificar a motorização dos modelos ao longo dos anos. O Volvo B58 já foi equipado com os motores THD101GD (275 cv), THD101GC(285cv), THD101KB (285cv) e THD102KF (245cv). O B10M já contou com THD101KC (305-310cv), THD102KF(245cv), DH10A245 (245cv), DH10A285 (285cv) e DH10A340 (340cv). Os motores DH10A contavam com oVolvo EDC – Eletronic Diesel Control, um sistema de controle eletrônico da injeção dos motores diesel.
Fonte: Ônibus Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário