Veículo ganha alterações estéticas e funcionais.
ADAMO BAZANI – CBN
De olho no crescimento dos setores de fretamento e da demanda de linhas regulares de curta ou média distância, com a aproximação de eventos de grande porte e com as estimativas de crescimento do segmento de turismo, a Caio para fazer frente à concorrência lançou uma nova versão do modelo Solar.
Hoje, os principais concorrentes do modelo são: Marcopolo Ideale, Marcopolo Audace, Marcopolo Viaggio 900 ou 1050, Comil Campione 3.25, Mascarello Roma e Maxibus Lince.
A Marcopolo e a Comil respondem por boa parte do mercado, mas a participação do Solar aumenta no mercado e a Caio aproveita o momento.
De acordo com a empresa, as principais mudanças do Solar foram em detalhes da frente, traseira, lateral e no salão de passageiros.
FRENTE
As grades frontais foram redesenhadas com entradas de ar maiores. O objetivo é melhorar a refrigeração do motor. A maior parte dos modelos é encarroçada sobre chassi com motores dianteiros.
Os faróis dianteiros têm lâmpadas de LED e seguem características do segmento de automóveis pequenos, funcionando como luz de posição.
Os retrovisores estão maiores, permitindo melhor visão para o motorista e eliminado mais “pontos cegos”.
TRASEIRA
As lanternas têm modelo com mais ângulos para que o design seja mais moderno. As luzes são de LED também, com iluminação mais forte. A lataria está com menos vincos, mais limpa.
LATERAIS
O objetivo da Caio foi deixar o veículo com linhas mais modernas e limpas. De acordo com a encarroçadora de Botucatu, “o chapeamento lateral foi arredondado na parte inferior (saia) e as aletas para captação do filtro de ar também foram redesenhadas; a porta de acesso possui também um design mais moderno”.
As luzes delimitadores são maiores, o que além de oferecer mais segurança, com melhor visualização à noite, podem dar um ar de robustez aos ônibus.
SALÃO DE PASSAGEIROS
As poltronas foram redesenhadas e, segundo a companhia, oferecem mais conforto para o passageiro, mesmo o Solar sendo indicado para trajetos curtos e médios.
A iluminação interna conta com luzes de LED e, para garantir mais segurança para passageiros que entram com a sola dos calçados molhada ou atingida por produtos oleosos, o piso é antiderrapante.
As luzes de leitura são individuais e reguláveis. A numeração das poltronas na parte superior é iluminada para facilitar a localização do assento correto.
OPCIONAIS
Além destes itens que já saem de fábrica em todos os novos ônibus Caio Solar, o modelo pode ter os seguintes opcionais: vidros colados, vidros colados com janelas de correr embutidas com ou sem transpasse, poltrona deslizante, ar condicionado, calafetação, anteparo baixo, bagageiro com proteção de mala; calotas; sanitário; segundo nota da Caio.
DIMENSÕES
Por ser um veículo voltado para fretamento e linhas regulares curtas ou médias, o Solar não é um ônibus grande. O objetivo é ter um veículo flexível para o trânsito complicado nas cidades, mas que possa ser usado nas estradas com robustez:
Largura: 2,6 metros, a maior da categoria, segundo a Caio.
Comprimento: 10,5 metros a 13,2 metros
Altura Externa: 3,26 metros
Altura interna para os passageiros: 1,95 metros.
O modelo pode ser usado em chassis da Mercedes Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Fonte: Ônibus Brasil
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